quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Calcuta Maravilhosa

Continuo em Calcuta, no meio hotelzinho meia boca, numa regiao central cheia de mendigos e sujeira, mas tambem muitos estrangeiros. Na mesma rua do meu hotel existem varios outros baratos. Ja trombei com mochileiros de varias partes do mundo e ate mesmo familias e viajantes solitarios.
Ontem resolvi passear a pe por Calcuta. Sai do `inferninho` que eh a regiao em que estou hospedada, passando por varios lugares turisticos (assim que der anexo as fotos). Andei mais de quatro horas, sem sentar. Mas foi maravilhoso. Conheci outra parte da cidade, com bem menos pobreza e varios lugares bonitos. Na Park Street tem varios clubes, homens jogando cricket por todo lado, paisagens bonitas. Tambem me embebi de um pouco de cultura e historia indianas no Indian Museum e no Victoria Memorial e conversei com algumas meninas em um piquenique de escola no meio de um parque.

Hoje eh feriado muculmano aqui. Acordei cedinho, tomei cafe da manha na lanchonete de sempre (eu falando assim parece que ja estiou aqui ha meses ahahaha) e fui telefonar na agencia de venda de passagens pra Dhaka (capital de Bangladesh). No telefone com o funcionario da agencia, eu nao conseguia entender quase nada. Ele falava ingles mal e porcamente e com muito sotaque! Entao olhei com cara de cachorro sem dono para o rapaz que trabalha na loja de telefone (que vc paga pra telefonar), implorando ajuda com o olhar. Ele perguntou: `need any help?`, entao passei o telefone pra ele e pedi que descobrisse as informacoes de que eu precisava. Ele foi muito simpatico e, em Bengali/Bangla (aqui o estado eh o West Bengal), descobriu tudo que eu queria. Aproveitando da boa vontade do moco, tirei um mapa com varios nomes de lugares turisticos que eu pretendia visitar a pe, e comecei a fazer perguntas. Ele explicava tudo com muita paciencia e simpatia, mas, percebendo minha cara de desespero e de `sou-uma-perdida-e-nao-to-entendendo-como-faz-pra-chegar-ali-nem-ali`, disse que sairia do trabalho em meia hora e que como era a folga dele, ele poderia me acompanhar por alguns lugares (ao inves de passar o dia jogando cricket! ahhaha), ate mesmo porque alguns nao eram tao seguros pra uma mulher andar sozinha. Aceitei. Em 1 hora nos encontramos em frente a um cafe ali perto do hotel e comecamos a caminhada. Passamos por alguns lugares legais, inclusive o rio Hooghly - no qual alguns devotos hindus se banham e fazem oferendas - e pelo Millennium Park, onde paramos pra tomar agua, descansar e conversar com algumas criancas. Eu perguntei ao meu novo amigo - Imran, 21 anos, indiano -, por que aqueles dois meninos estavam com uniforme de escola, se era feriado. Ele disse que nao sabia e perguntou pros meninos em Bangla. Os meninos nao sabiam que era feriado e foram pra escola. Quando perceberam que nao teriam aula foram brincar no parque - conclusao: existe gente `anta`/`cabaca` por toda parte! ahahahaha

Depois fomos assistir ao festival muculmano, mas chegamos no fim. Talvez no fim da tarde, quando recomecam as festividades, eu volte la pra ver.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Leticia
Estamos gostando muito de suas noticias e vendo que vc está se saindo bem nesta aventura.
Com muito carinho beijos da vovó Marina e vovô Estevão

7:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Campeãããããã!!!!

Pelo visto você mal chegou e já está fazendo um baita sucesso!!!!

è isso... não deixe de estender os abraços!!!

Divirta-se... ao que parece... vc já está se autodivertindo né??

é... conte o resultado da pr..

Bjus

Danilo

10:04 PM  

Postar um comentário

<< Home