sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Festival e ` primeiro grilo`

Ontem no comecinho da noite fui ao festival muculmano com o Imhan. La encontramos alguns amigos dele, o primo e a esposa... Foi simplesmente incrivel!!! Todos os adjetivos que eu use pra descrever o que eu senti e vi serao insuficientes. Para passar uma ideia, apenas: centenas, milhares de pessoas vestindo estilos variados de roupas, caminhando por todos os lados, encenando, participando de celebracoes, anunciando, vendendo, arrecadando dinheiro para clubes, pedindo esmola. O que mais gostei foi uma especie de `roda de capoeira`, so que com homens lutando com bambus ou espadas e, na roda, tambores.
Essa foi uma das experiencias mais interessantes que tive na vida. As vezes eu andava olhando pro chao e quando levantava a cabeca simplesmente nao acreditava que estava ali! Nunca vi tanto indiano junto! (hehehe)
Agora, interessante tambem foi sentir o que eh ser diferente. Todas as pessoas olhavam pra mim, sem excecao. Cutucavam quem estava do lado, desviavam o olhar quando percebiam que eu tinha visto. Senti-me praticamente uma aberracao!!! ahahaha.. Mas no bom sentido! As pessoas foram muito solicitas e educadas comigo. Quando eu chegava, elas abriam espaco para eu ver melhor e tambem varias delas chamavam o meu amigo indiano pra dar dicas de coisas legais que pudessem me interessar conhecer/ver em alguma das ruas em que acontecia o festival.
Foi divertido, tambem, brincar numa `barraquinha` de tiro ao alvo, em que o objetivo era estourar bexigas dando tiros com uma espingarda de chumbinho.
O unico porem do festival eh a precariedade de fotos que tenho. Nao era nada facil nem seguro tirar a maquina da bolsa ali no meio de tanta confusao. Mas as cenas que vi, com certeza, nao esquecerei.
Hoje, no entanto, foi o primeiro dia em que me senti mal aqui. A questao do visto para Bangladesh tera de ficar para segunda feira (alem de que so vou conseguir o visto para 1 mes, tendo que pedir extensao quando chegar la), entao meus planos de chegar a Dhaka ainda no Sabado a noite foram por agua abaixo. Como nao eh todo dia que ha onibus direto Calcuta-Dhaka (ha onibus diarios em que eh necessario parar na fronteira, andar uns 5 minutos a pe carregando a bagagem e passar pelo processo de `clean customs` corrupto que fuca a mala inteira e ainda pede dinheiro pra deixar passar! :P), e pela quantidade de bagagem que tenho esta eh a opcao que devo usar, talvez eu so consiga ir para Dhaka na proxima quinta-feira. Isso realmente me deixou arrasada! Fiquei a manha toda enrolada resolvendo essas coisas e envolta por esse sentimento. Entao resolvi apelar para o equivalente a um porre ou 20 Kg de chocolate, em viagens distantes: dar um jeito de descarregar as fotos que ja tenho e ler as mensagens das pessoas que estao no Brasil torcendo por mim. Aqui estou; agora, bem melhor. Vou respirar fundo, levantar e, mais uma vez, sujar os meus pes com a poeira de Calcuta, que, pra mim, ainda eh um grande misterio.

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Aeeeee!

Tá se divertindo bastante, né?
Já conheceu gente, já caiu na farra...a-mei! hahahahaa

Exceto o visto, claro...:(
Boa sorte e calma, que tudo se ajeita!

Bjo! Lívia

9:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Lele. Aqui é o Gabriel, seu primo. Estou muito feliz por tudo o que está vivendo aí, mas eu, particularmente, espero nunca nem passar perto desse lugar. Abraços

6:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Querida Lê... acabei de ler suas notícias... fiquei até engasgada de saudade ... e de rir dos seus casos... vou dobrar as orações, viu?O João Paulo está aqui, enrolado num lençol abaixo da cintura... acho que ele está treinando pra ser indiano .. hehehe... quero pedir permissão pra colocar uma foto sua no meu fotolog, aliás até já coloquei, mas vc estava com o JP e o Ga.Agora quero colocar uma só sua, desse último dia do seu blog.Por aqui tudo bem, chuva forte e calor ao msmo tempo, muita correria na Escola, como sempre.Bjs saudoso pra vc... se cuida... sempre despreze o mal.

7:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Leeeee...

quando tiver dificil, lembre-se de que torcemos d+++ por você ai.
a gente não entende muitas vezes o privilégio de estar em lugares ditos "complicados", mas eles num fazem crescer de tal maneira, que são incalculáveis seus preços.

despreze sempre o mal...
bjos
te cuida

7:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Letícia
Adorei ler suas notícias. Admiro sua coragem. Já que o visto vai demorar, curta bastante Calcutá. Vou continuar acompanhando de longe sua viagem e torcendo muito por você.
Tia Marisa

12:49 AM  
Anonymous Anônimo said...

amiga, ainda bem que tem internet!
tanto pra gente poder saber de vc quanto pra vc saber q a gente ta com saudade, ne?
que bom q vc fez logo um amigo aí!!!
aproveita calcutá e tomara que dê tudo certo quando chegar em dakha, mesmo tendo demorado um pouco...
bjo!

3:28 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Lê
EStamos aqui em casa com seu professor de inglês Luiz. Ele que que vc ensine Bangla para ele na volta. Quer montar uma sala especial na nova escola dele.

Tô com saudade
Papai

3:59 AM  
Anonymous Anônimo said...

oieeeeee!!! Ontem o Luiz veio aki... o papai t escreveu, né?! Ele contou um milhão d casos pq estava na Europa em janeiro e está impressionado com sua coragem...
Morra d inveja... São 8:30 e estou indo na missa escutar as palavras bonitas do seu pai.
Bjos

4:21 PM  

Postar um comentário

<< Home