quinta-feira, fevereiro 16, 2006

First village experience

No dia seguinte - hoje - acordei bem cedo. As 7h40 o meu coordenador chegou. Fomos ate uma aldeia chamada Nagori, onde as duas Branch Manager nos receberam. Conversamos um pouco sobre aquela Brach - em numeros - e depois fomos para o centro numero 16 acompanhar uma das reunioes semanais.
Aqui devo explicar, rapidamente, o que faz o Grameen Bank: microcredito e outros tipos de assistencia a pessoas muito pobres, normalmente mulheres. Em Dhaka fica o escritorio principal, onde nao acontece nenhum tipo de negocio de fato, pois a filosofia que seguem eh de que as pessoas nao devem ir ate o banco, mas sim o banco ate as pessoas. Entao ha varios escritoriozinhos nas aldeias, onde acontecem reunios semanais dos grupos tomadores de emprestimos - para pegar um emprestimo eh preciso fazer parte de um grupo de 5 ou 6 pessoas, com certa homogeneidade no que diz respeito a idade, escolaridade, religiao e sexo, e pessoas de uma mesma familia nao podem pertencer ao mesmo grupo.
Sentei-me na frente, com as funcionarias do Banco e meu coordenador. Depois de explicar as mulheres quem era eu e me explicar um pouco sobre a reuniao, ele pediu que eu fizesse perguntas a elas, as quais traduzia. Perguntei idade, tempo de casadas, tempo em que faziam parte do Banco, quantos filhos tinham, se, no inicio, os maridos resistiram a entrada no banco, qual era a quantia que tinha tomado emprestado... Depois meu coordenador pediu que elas me fizessem perguntas. Elas queriam saber a minha idade, se eu era casada e se meu pai tinha deixado eu vir do Brasil pra ca. Depois agradeci: "Dhoniobaad" e fui, com meu coordenador, conhecer a igreja e a escola crista para meninas ali naquela vila. Tambem visitamos a casa de uma das mulheres que estava na reuniao - ela me deu algumas frutas de presente. Mais tarde fomos ate a casa da `phone ladie`, a mulher cujo negocio eh administrar um celular do qual todas as pessoas da aldeia podem ligar e receber chamadas. Se eu tivesse dinheiro trocado e o horario nao fosse tao inconveniente teria ligado para o Brasil. Esta mulher nos ofereceu uma especie de bolo e uma bebida que nao aceitei, pensado que era agua. Meu coordenador disse: "Pegue. Nao tem problema, eh refrigerante!!"
Voltei para o hotel no meio da tarde, varada de fome, cansada e muito feliz.

15 Comments:

Anonymous Anônimo said...

amiga, depois você vê direitinho os gastos totais com a viagem e divide com todo mundo que tá viajando pelo blog com você!! hehehehe
to adorando acompanhar o blog!
adoro vc!
bjo

7:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Leticia do céu! Não tenho muito o que dizer senão que estou achando tudo muito sensacional (apesar dos perrengues...Ainda bem que parece que as pessoas são dispostas a ajudar)
Mas ainda bem que as coisas parecem mais ajeitadas!
Bjo!Lívia

8:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Lê!Estou sempre acompanhando as suas notícias!Estou torcendo muito por você!
Realmente é muito corajosa e vai passar por essa experiência super bem!!Tenho certeza!
Um abração de boa sorte!
bjo

10:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

Lequinha,
Adorei as fotos!!E o modelito novo??Um sucesso!!!ahahahha
Que bom as coisas se ajeitaram por aí!!Fiquei feliz com as ultimas noticias!!
Beijinhos

10:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Leca
Ficamos felizes com as noticias de hoje.Como diz o ditado:depois da tempestade vem a bonança,não é?
Tenho a impressão que vc vai gostar muito desse estágio.Vamos torcer para isso.Continuamos pensando em vc com muito carinho.Beijos
Vovó Marina e vovô Estevão

12:17 AM  
Blogger Ricardo A. Contieri said...

Olá Letícia! Bom, sem sombra de dúvidas você está em Bangladesh :) As greves que eles tem por aí não são semelhantes às que conhecemos por cá. Enquanto aqui é simplesmente uma manifestação de uma fábrica isolada, no máximo um conjunto delas, em Bangladesh toma proporções maiores, com manifestação na rua, e muita bagunça. Se acostume a mudar sua agenda por causa delas, uma vez que bloqueia-se as ruas e estradas. No periodo que fiquei por aí, peguei umas 2 ou 3. Normalmente, os hotéis são avisados antecipadamente de quando ocorrerá as greves, e deixam avisos na recepção ou nos quartos. Via de regra, elas tem hora para começar e hora para acabar.

E uma perguntinha: Você está lendo os comentários :-D ??

Um abraço,

Ricardo.

3:28 AM  
Anonymous Anônimo said...

é lê...

é até dificil falar muito sobre tudo isso que você tem vivido. São coisas que não tem tamanho.

Lembre-se sempre de uma coisa:
Deus é deus de perto, como é de longe..
quando cair qualquer lágrima, lembre-se que Deus está do teu lado, onde você for.

Te cuida
Minha mãe esta mandando um grande beijo pra você e disse que vai lhe escrever direito esse fim de semana.

Amamos muito você.
Abraços

7:51 AM  
Anonymous Anônimo said...

Hahahaha!!! Sinceramente, Lê, fiquei com dó docê usando este modelito...
"No, Dhoniobaad" (é assim q fala "Não, obrigada", né?! hahaha) Acho q estou desistindo da minha encomenda de uma roupa daí pra festa a fantasia de Monte Carmelo. Hahahahahaha... Nem em festa a fantasia... bjos :)

7:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Lê!!!
A Marina está aqui me mostrando suas fotos... Cê ficou lindona nesta roupa. Não vai arrumar casamento aí e abandonar a gente, viu?!
Seu amigo ligou aqui e começou a falar inglês comigo, aí só disse assim bem devagarinho e articulando bem a voz:
"UM-MI-NU-TO-POR-FAVOR!" e chamei o João. Seu pai disse que vai arrumar aula de inglês pra gente pra podermos receber telefonemas daí.
Estamos com saudades!!!

7:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Letícia, li tudo e, bem...espero que esteja gostando! Quando você acha que aqui tem coisas bizarras, não sabe como é o dia-a-dia de países inteiros por aí.

Por sorte, minha idéia de ano no exterior não inclui essas pias com o balde do lado da privada (se bem que já fiquei num lugar desse nível em plena Londres)...

Beijos,

Geraldo

11:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Lê,
Já descobriu quanto que tá a taxa de câmbio dóllar/cabra? (hahahaha)
Beijos e se cuida!

2:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi LECA,
Adorei o modelito!!! Podemos vender a ideia para aquela loja de fantasias da 25 de março, o que vc acha?? Até o carnaval vão vender todo o estoque. Tô adorando acompanhar seus passos...que bom você já estar "enturmando", entendendo muita coisa e mais segura e feliz(é o que senti lendo os 2 últimos capítulos). Te ADORO fofinha. Beijos!! TIM! TIM!

7:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

O ultimo comentário é meu, naturalmente!!! Afinal TIM TIM é minha marca registrada.Errei alguma coisa,não saiu meu nome! Beijos com todo meu carinho e muita saudade.

7:31 AM  
Anonymous Anônimo said...

Letícia
Estou adorando acompanhar suas notícias. Fico aguardando pelo próximo capítulo.
Esta viagem daria um livro!
Beijos.

5:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Letícia,
Boa Noite (ou bom dia?)
Aqui é o Coleguinha!
Gostei da sua diposição em viajar pelo mundo, em particular a Ásia (Índia, Bangladesh).
Dê mais notícias.
Abraços e beijos.
Coleguinha

6:24 AM  

Postar um comentário

<< Home