terça-feira, fevereiro 21, 2006

International Mother Language Day

Domingo conheci outros `interns`. Duas jornalistas que querem escrever livros sobre o Grameen Bank, um grupo de norte americanos que estava gravando um documentario e alguns estudantes: um rapaz que eh de Bangladesh, faz faculdade na Australia e aproveitou as ferias de verao em Dhaka pro internship program, mas ja foi embora; a Debora, uma alema que estuda na Franca e estava na Australia por um semestre, que vai embora amanha; a May, uma norte-americana que acabou de se formar em economia, ja ficou aqui um mes e ainda tem quase outro inteiro pela frente; e a Mahah, de Bangladesh, que esta no `gap year`, entre o fim do colegial e a entrada na faculdade, tambem ja terminando seu internship program.
Segunda, com meu coordenador do Grameen Bank, fui no escritorio de imigracao e passaportes pedir extensao do visto. Mandaram-me voltar la dia 14 de marco pra saber por quanto tempo sera extendido. Detalhe: o visto atual expira dia 12 de marco - falaram que nao tem problema, mas vai saber...
Depois acompanhei meu coordenador numa ida ao banco do governo, onde fomos recebidos pelo tio dele - que eh gerente la. O calor la fora estava infernal: tudo o que eu queria era uma agua de coco bem gelada e uma vista pro mar. Ao inves disso ofereceram-nos cha - quente!!!
Mais tarde a Mahah me chamou pra sair com ela e as amigas pra comer alguma coisa e tomar sorvete. Foi muito divertido! Apesar delas serem amigas de infancia, nao me deixaram nem um minuto boiando e estipulamos que a lingua oficial do passeio seria o ingles. Todas falam ingles muito bem - estudaram a vida toda em colegio ingles. Duas estudam administracao na melhor faculdade de Dhaka e duas - inclusive a Mahah - vao comecar a faculdade no proximo semestre, nos EUA. No comeco eu me senti um pouco timida - depois de ter curado grande parte da minha timidez com a terapia chamada `ir morar em Sao Paulo sozinha`, acho que o resto sera curado com essa viagem -, mas logo comecamos com aquela coisa basica de ensinar palavroes na outra lingua e rimos tanto, mas tanto, que parecia que tinhamos a maior intimidade!
Hoje, terca, 21 de fevereiro, eh o Mother Language Day. Aqui cabe um pouquinho de historia de Bangladesh: Ate 1971 Bangladesh e Paquistao eram um so pais, apesar de separados pelo territorio indiano. No dia 21 de fevereiro de 1952 estudantes da Universidade de Dhaka foram assassinados pelo exercito do Paquistao num protesto para que o Bangla fosse a lingua oficial de Bangladesh (entao Paquistao Oriental), e nao o Urdo. Desde entao este dia eh comemorado no pais como Mother Language Day. Em 1999, a UNESCO reconheceu este dia como o International Mother Language Day, com o objetivo de promover a diversidade linguistica e cultural. Assim, hoje eh feriado em Bangladesh e tambem um dia de muito orgulho para todos. Fui ao Sahid Minar, monumento proximo a Universidade de Dhaka, onde centenas de pessoas depositam flores, agitam bandeiras e homenageiam os estudantes mortos. Pintei uma bandeira de Bangladesh no rosto, o que deixou todos felizes e, inclusive, fizeram `a maior festa` comigo quando cheguei no hotel com a cara pintada.

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tímida?

Onde???

11:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ei prima! Que estranho... agora que você está mais longe é quando eu estou sabendo mais de você! Só entrei aqui hoje porque a Laurinha me passou o endereço do blog hoje. Li o blog todo, e achei o máximo!! Deu muita vontade de ir prai (papai que não leia isso, senão ele desespera eu acho)! Apesar das dificuldades pelo que eu li esta é uma esperiencia muito legal e muito rica! Parabéns pela sua coragem viu?
Muitos bjos e boa sorte ai

5:35 AM  
Anonymous Anônimo said...

Quero Viajar

Quero viajar
pra conhecer o meu país
porque sou da burguesia
e pra burguês
Nordeste é praia
Minas é raposa contra galo
São Paulo é trafego
Mato Grosso é Pantanal
Amazonas é a Floresta
Ceará é fim de mundo
Sul é chimarrão
Curitiba é modernidade
americano é bom

Quero viajar
pra conhecer o meu país
porque sou da burguesia
e pra burguês
viagem é cruzeiro de navio
transporte carro importado
destino é com passaporte

Quero viajar
pra conhecer o meu país
porque sou da burguesia
e pra burguês
Brasil é seleção
investimento é Romário
atualidade é 11 de Setembro
dificuldade é nota baixa

Quero viajar
pra conhecer o meu país
porque sou da burguesia
e pra burguês
pobre é vagabundo
negro é bandido
índio é ingênuo

Quero viajar
pra conhecer o meu país
porque sou da burguesia
e pra burguês
língua é inglês
ou lusitano da gramática
e eu quero aprender
“a língua errada do povo”
e me contaminar
com a burrice do povo
com a ingenuidade do povo
com a pobreza do povo
quero ser gente do povo
quero sentir como o povo
porque faço parte do povo
porque quero melhorar o povo
porque acredito na mudança
mudança pelo povo

Letícia Lara Rodrigues
17/05/02


ei, le!
vc eh vc!
bjos,
dani

12:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que o Senhor te abençoe e te guarde.
Volte para vc o olhar e te dê a paz e a segurança.
Bjos/ saudade
Pai

12:18 AM  
Blogger Ricardo A. Contieri said...

Letícia, você está curtindo mais do que eu, pelo visto! Só mais uma coisa, Bangladesh, assim como o Paquistão, já fizeram parte da Índia também!
E sem novas recomendações. Minha única preocupação é com esse lance de deixar o visto vencer para renovar. Fiquei com a pulga atrás da orelha para eles não tentarem te estorquir... Não passei por essa situação, mas iria lá, no máximo, na data do vencimento do visto.
E prepare-se para as chuvas de monções agora. Lembra daquela aulinha de geografia? Então...
Um beijo, e continue com suas histórias!
PS: Vc já provou daquelas ervinhas que eles comem após as refeições?? normalmente, eles dão isso no lugar do café. Traz para mim :-D ???

3:35 AM  
Anonymous Anônimo said...

Leca,
Este capítulo de hj está o máximo: além das ótimas novidades, fotos maravilhosas, não só as típicas com o xale mas tb a última com a bandeira no rosto- aliás, um de seus melhores "ângulos" como diriam os fotógrafos profissionais.TIM TIM....Continuamos aqui rezando mto por vc e acompanhando tudo com muita alegria. Beijocas

5:56 AM  
Blogger Letícia Lara said...

Dani!!!

simplesmente nao acredito que vc publicou esse meu poema aqui! aahahah eu nem lembrava que ele existia...!!!
bons tempos aquele em que eu acreditava nas pessoas!!!! e eh bom tambem saber que, apesar de nao estar viajando no meu pais, como disse no poema, to convivendo com `o povo`, como eu queria qdo era uma menininha inocente (se eh q ainda nao sou.. pq nao fz tanto tempo assim ahhaha)

Beijos!
Leticia Bengali

3:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Letícia,
Estou acompanhando sua viagem e estou achando FANTÁSTICA!!!
É uma experiência que poucas pessoas são capazes de passar e, você está se mostrando com plena competência...
Fico muito feliz que esteja dando tudo certo.
O Rodrigo chegou da Índia dia 21/02 e adorou ter conhecido Sai Baba. Ficou encantado!!! Ele fez uma ótima viagem e acabou dando tudo certo.
Aqui em São Paulo estão todos bem e torcendo por você.
Fique com Deus.
Beijos
Érica

11:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Leticia
Estou feliz por saber que vc. está conhecendo pessoas diferentes e se dando bem com elas.Estou preocupada com o problema do visto. Acho que seria bom ver se consegue tirá-lo antes do dia 12 de março para evitar algum aborrecimento.Já ouço vc dizer:sem stress, vovó.Estamos acompanhando sua viagem e aprendendo muito com suas explicações.Estou encantada com seus retratos e suas vestes.Está uma verdadeira bengali e que bengali bonita!...Cuide bem de vc para que tudo dê certo.Nossas
orações acompanham vc todo o tempo.
Beijos e saudades da vovó Marina e do vovô Estevão.

1:55 AM  
Anonymous Anônimo said...

olá minha querida.Espero, que seja momento rico na sua vida essa experiência de viver numa cultura diferente,distante dos parentes, amigos (as)e do nosso BRASIL.Aproveite esse momento para ampliar suas amizades e quem sabe,abrir as portas de intercâmbio entre nós de cá e vc. daí. Feilicidades, hoje e sempre. Mande notícias.

1:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ai jesus como eu adorei essas fotos! Adorei o poeminha publicado sem autorização também. Le, com seus dotes literários daqui a pouco esse blog vai ser o mais visitado da net. Saudades de vc roomate! Beijos!

5:55 AM  
Anonymous Anônimo said...

Lecaaa
hj eu encontrei cum um amigo seu...
e ele disse q vc tah joia..
ehuieahioeuheau

eh u Shajal
mtu gente boa....
entao eh isso
eu espero q vc esteja se divertindo muito la

beijaoooo
e quando puder me retorne cum um E-MAIL.. SCRAP etc

bjuss LECA
t amo MUITO

5:23 AM  
Blogger Maple Canoe said...

Hi Leticia!!! If you ever read this, please say hello! Dave Taylor from Canada. I love reading your Blog entries from India.

4:44 PM  

Postar um comentário

<< Home