sábado, fevereiro 25, 2006

Nova fase...

Hoje comeca uma nova fase da viagem. Parece que as coisas tem um curso, um ritmo a seguir: primeiro o capitulo "sete dias sozinha em Calcuta", que me levou a um lugar diferente de casa, mas com uma forte estrutura pra turistas; depois estes dias no hotel, do lado do Banco, com boas acomodacoes e direito a novos amigos; agora passar alguns dias na casa da Ananya, uma estudante universitaria daqui. Muita gente me escreveu perguntanto: e depois? Gente, eu nao tenho a menor ideia do depois!!! Estou pronta pro que der e vier, correndo atras de novas experiencias, passando de fase em fase, uma por uma, e aproveitanto ao maximo, sem medo de `game over'.
Ontem sai com Amy e Taylor, dois norte-americanos que tambem estao como`interns` la no Grameen Bank. Fomos ao New Market, onde eh possivel encontrar de tudo - TUDO! Em uma das fotos, estavamos numa loja de Sarees - roupa tipica feminina daqui, que consiste apenas em uma grande peca retangular, que as mulheres tem o dom de transformar numa especie de vestido. Como nao eh permitido provar, os clientes sentam em banquinhos e os vendedores provam em si mesmos.
Outro dia, quando fazia o meu percurso diario do hotel ao Banco, a pe, percebi que estava sendo seguida. Olhei para a direita: uma! Olhei para a esquerda: duas! E antes que eu pudesse olhar para tras, tres outras meninas de uns 6 anos, em vestidinhos vermelhos identicos e gravatinhas brancas passaram correndo na minha frente. Todas elas andavam no mesmo ritimo que eu, sem tirar os olhos das miniaturas de sandalinhas havaiana que tenho penduradas na mochila. Elas sorriam pra mim, conversavam entre si e caiam na gargalhada. Me acompanharam por mais da metade do meu caminho, ate que uma criou coragem e perguntou: "HD&DHD&DHD)&D&", o que eu, certamente, nao entendi. Sorri e respondi: "Ami Bangla jani na" (Eu nao falo Bangla). Ela, entao, falou para as outras "Bangla jani na" e todas sairam correndo e rindo, como se tivessem encontrado a fada madrinha, ou o E.T., vai saber. Continuei minha caminhada no mesmo ritmo, feliz por elas, lembrando que em Calcuta eu tambem era perseguida por 5, 6 criancas, mas estas me cutucavam, puxavam minha saia e tinham sempre suas maos estendidas e nao paravam de repetir "no mother, no father", na esperanca de receberem algumas Rupias.

Todos os dias, antes de dormir, eu peco para algum funcionario do hotel "spray" meu quarto contra mosquitos. Depois disso o quarto fica com um cheiro insuportavel e eu tenho que espera uns 10, 15 minutos pra voltar. Em um desses momentos de espera eu subi para uma especie de terraco que tem no hotel. Para minha surpresa, la estava o Ricky, arremessando com toda a forca uma bola de tenis contra a parede. Ele disse estar treinando Cricket. Me desafiou a receber as bolas o que, logicamente, nao fiz, com medo de que elas perfurassem minhas maos porque eram tao rapidas, que pareciam bala de revolver. Fiquei la sentada observando o jeito que ele corria e arremessava, na esperanca de aprender um pouco. La pelas tantas a bola veio em minha direcao. Levantei, ajeitei e chutei. "Aaah, voce gosta eh de futebol, ne?!?!" - disse ele sorrindo. "Sim!" - respondi pedindo a bola de volta com as maos. Entao armamos um campo improvisado - as traves eram delimitadas pelos pes de cadeiras - e comecamos a jogar. Algum tempo depois, uma moca que estava com os pais a nos observar, perguntou quem estava ganhando. "Ela" - respondeu o Ricky num tom de 'sem graceza'. A moca sorriu e me perguntou de quanto eu ganhava. "3 a zero" - respondi olhando para a cara do Ricky com tom de deboche e chamando ele de looser. Entao o Ricky se defendeu: "AAaaah, mas ela eh do Brasil, eh por isso!!!" E todos rimos, inclusive os pais da moca. Terminada a partida ele disse que da proxima vez jogaremos cricket. Fiquei muito feliz com a vitoria, mas comprovei que depois do "acidente" com os ligamentos do pe no semestre passado, vou carregar pra sempre nao so o meu joelho operado podre, mas tambem o pe.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Leca
Como já lhe falei, estamos seguindo vc de perto.Será muito bom passar uns dias em casa de uma estudante daí para conhecer melhor os habitos do lugar.Vc tem razão de se preocupar com o aqui e agora pois não adianta querer adivinhar o que virá.Essa preocupação deixa para nós que aqui estamos rezando e pedindo a Deus que a acompanhe e ilumine em todos os momentos.
Beijos saudosos da vovó Marina e do vovô Estevão.

11:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fofinha,
Tava com saudade de "ler/escutar" TIM TIM?Sua tia querida estava viajando,fui conhecer o carnaval de Bonfim,cidade a 90km de BH que tem por tradição,um carnaval a cavalo.Tradição de 166 anos, cavaleiros c/lindos"ternos" de veludo bordados,desfilam num calor de 40 graus montando equestres enfeitados. Mouros e cristãos, lutando,tendo confetes e serpentinas como armas.To te contando isso pra variar um pouco o assunto!E quero te falar que levei aquela peruca e o arco de abelhinha tipo Chapolin do seu niver de 20 anos.Foi um sucesso! No mais, tudo dominado por aí, que bom!!!Felicidades nessa nova fase. Beijos e continue abençoada!!

7:39 AM  
Anonymous Anônimo said...

Querida Letícia,

Fiquei um bom tempo sem computador, o que me impediu de acompanhar sua viagem.
Lí com muita emoção o relato de toda a sua aventura até aqui.
Admiro muito a sua coragem e determinação, aliás, com um pouco de "inveja". Quando tinha a sua idade o meu sonho era estudar em Paris e morar naqueles sótãos do Quartier Latin - nada parecido com a sua viagem, mas me fez lembrar.
Eu e o seu tio estamos rezando muito para que tudo dê certo para você. Um grade beijo e fique com Deus.
Até breve,
Tia Márcia

4:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

Amiga, se continuar no ritmo q está e se depender de todo mundo q tá torcendo e rezando por você a próxima fase vai ser ainda melhor!!! E o trabalho, vc tá gostando? bjos!

10:10 PM  
Blogger Ricardo A. Contieri said...

Letícia,
Meu, você está curtindo muito por aí, pelo visto! Já se habituou com a comida?? Bom, se você não vacilar nas regras de alimentação e tomar cuidado com os insetos, vai ser boiada manter-se viva por aí. Você já tentou cozinhar alguma coisa?? Conte mais de suas experiências culinárias :-D.
Ah!! E visitou Gulshan??
Bj,
Ricardo

12:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

Querida Leca,
As crianças chegaram do carná,Dudu ontem de Diamantina e Lora agora mesmo de Salvador.Amanhã ela deve escrever pra vc porque hoje já saiu.O que quer dizer Ananya? Adoro saber significado de nomes.Letícia alegria,certíssimo; Monica a solitária(Dá prá acreditar?)ou TIM TIM espécie de mandioca,sou muito mais essa opção.No mais tô pensando direto em vc e nessa incrível oportunidade...puro merecimento. Mil beijinhos com mto carinho

6:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

Vou usar o blog da Le pra fazer contatos. Tia Moninha, qnd vc vem pra São Paulo nos visitar??? TIM TIM TIM!
Beijos

12:28 AM  

Postar um comentário

<< Home