domingo, março 05, 2006

Os professores me perseguem!!!

Faz um tempinho que nao escrevo, pois estava em uma viagem maravilhosa, no norte do pais. Mas depois escrevo sobre isso: primeiro vou escrever sobre os dias que passei com a familia da Ananya.
No dia combinado, peguei um taxi, com toda a minha bagagem, e encontrei a Ananya em frente ao instituto de IBA (International Business Administration), da universidade de Dhaka, que eh um lugar super conhecido. De la fomos pra casa dela. No caminho ela telefonou para os pais. Eu nao entendi nada do que ela falou, so ouvi meu nome no meio. Chegando la, nao havia energia eletrica. Tipico: desde que cheguei aqui nao houve um so dia em que nao tenha faltado energia por algumas horas, ou pelo menos tenha acontecido daqueles picos de energia que fazem voce perder tudo o que gastou horas digitando no computador. A producao de energia do pais nao eh suficiente para a demanda e nesta estacao a coisa fica ainda um pouco pior, segundo me disseram. Minha lanterninha de 3 reais, do camelodromo central de uberlandia esta sendo super util!!!
Deixamos, entao, a bagagem na garagem e subimos os sete lances de escada a pe. Os pais dela nos esperavam. Sentamos na sala e eles comecaram a me fazer perguntas, que a Ananya traduzia. Quantos irmaos eu tenho, o que meus pais fazem, que curso eu faco... ate que os pais resolveram falar ingles comigo. No comeco eu nem percebi que era ingles - achei que era bangla -, ate que ela comentou: "meus pais falam ingles, mas as vezes eh meio dificil de entender". Sorrindo, comecei a fazer forca pra entender, daquele jeito em que os olhos quase fecham, de tanta concentracao. Em alguns minutos ja conseguiamos nos fazer comunicar em ingles!!! O pai era professor de fisica. Ve se pode - mais um!!! Eles tem tres filhas, mas as duas mais velhas sao casadas e uma mora no Canada
No dia seguinte a Ananya foi pra aula e eu pro Grameen Bank. Quando voltei, ela ainda nao tinha chegado e fiquei conversando com os pais dela - pessoas adoraveis!!! Mostrei pra mae um tecido que tinha ganhado de presente do meu amigo indiano. Quando a Ananya chegou, a mae lhe mostrou e fomos no costureiro delas pra fazer um sawar kameez sob medida pra mim. Arrumei minha mochila para viajar no dia seguinte as 7 e meia da manha. Jantamos e fomos dormir.
No dia seguinte, antes que meu relogio tivesse chance de despertar, a mae dela ja tinha me acordado e preparado cafe da manha pra mim. Quando vi aquele tanto de comida, assim tao cedo, preparada com tanto carinho, fiquei olhando pra ela alguns minutos, procurando, ate me convencer de que nao, nao podia ser a minha mae vestindo um sari, porque minha mae esta no brasil!
Apesar de ter passado poucos dias com eles ate agora, ja gosto muito de todos eles. E acho que eles tambem, pelo menos um pouco. Outro dia, enquanto picava legumes pra salada, a mae da Ananya comentou algo com ela, que eu nao entendi, logico. Depois ela me contou que a mae tinha gostado muito de mim e tinha dito que se tivesse um filho homem me faria sua nora! (ahahaha)
***Foto com a minha 'mae' aqui, no quarto da Ananya, que agora ela divide comigo. AAAH e este eh o meu novo sawar kameez, feito sob medida, com o pano que o meu amigo indiano me deu.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Querida Lequinha,
Já reparou que os professores que aparecem em sua vida não lecionam qualquer matéria?Matemática e Física são exatamente as matérias lecionadas pelo prof Marquinhos, o seu prof preferido,não é mesmo?Merecimento!Tô muito feliz com sua família bangla.As lágrimas causadas por esse capítulo acabam de rolar aqui em BH. Bjinho TIM TIM

9:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Leca
Achei ótimo ter hoje notícias suas, pois já me acostumei a segui-la de perto.Estou curiosa para saber sobre sua viagem ao norte do país.
Deve ter sido muito bom passar uns dias com uma família daí e tenho certeza de que eles ficaram muito bem impressionados com vc.Continuo agradecendo a Deus,pois como vc deve notar, verdadeiros anjos esperam por vc nos diversos lugares onde vc. aparece.Isso é proteção divina e precisamos ter fé para compreender essas coisas.Com muitas saudades, beijos carinhosos da vovó Marina e do vovô Estevão.

1:36 AM  
Anonymous Anônimo said...

Minha querida
Continuamos acompanhando e rezando por vc. Com relação ao telefone, compre mesmo um aí. As atendentes das teles aqui continuam na sua maravilhosa e bem educada ignorância e inoperância. Se for possível (culturalmente) mande retratos da família dai e diga a eles que mesmo sem conhecê-los, em outra lingua, com outra cultura e tudo mais estamos agradecendo e rezando por eles. Bjos Pai

4:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

Letícia
Estou adorando seus relatos. Apesar de achar que talvez este não seja o local mais apropriado vou tentar esclarecer algumas de suas dúvidas em relação às doenças endêmicas aí.
Em relação à malária, o ideal é evitar a exposição ao mosquito, principalmente durante o pôr do sol, usar mangas compridas, mosquiteiros e repelentes. O uso de medicamentos profiláticos é questionável, principalmente se a pessoa vai passar muito tempo na região, pois as drogas também são tóxicas e alguns parasitas apresentam resistência a elas. Conversei com o responável por malária em Minas e ele acha que na sua situação a quimioprofilaxia não está indicada. Ele sugeriu que você procure um centro de tratamento de malária da região em caso de febre.
Em relação à diarreia, provavelmente a causa é infecciosa. Existe a "diarreia do viajante" provocada pela bactéria E.coli que é muito comum em locais com condições de saneamento precárias. Aí valem aqueles cuidados que você já sabe em relação aos alimentos,à água e às mãos. Quando estiver com diarreia tome soro oral e muito líquido. Os medicamentos que diminuem o peristaltismo intestinal não são recomendados pois podem prolongar a infecção.
Querida sobrinha, desculpe por esses comentários tão chatos, mas espero ter te ajudado. Se você quiser, entre em contato comigo através do meu e-mail (marisabpr@uol.com.br).
Beijos,
Tia Marisa
Beijos

6:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Letícia,
Estou acompanhando sua MARAVILHOSA viagem...
Mas,será que você vai voltar casada de Bangla? Com sogra e tudo?(hehehehe)

beijos
Érica

10:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Consulta médica através do blog?
É muita mordomia, não?
Nada como ter família...
Um beijo
Pai

3:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Leeeca,
Hoje pensei muito em você...TIM TIM..afinal, 8 de março é o dia internacional da mulher e apesar de todo mundo dizer que dia da mulher é todo dia,etc,etc(o que concordo plenamente),é sempre bom receber telefonemas,abraços, ganhar presente...Por isso vai aqui meu abraço apertado(sabe, daqueles bem demorados que até esquenta um pouco a gente?..)para uma mulher/menina decidida e valente,além de todos os outros adjetivos normais:linda,responsável,amorosa, inteligente,carinhosa,etc,etc

8:03 AM  

Postar um comentário

<< Home