sábado, abril 15, 2006

Feliz ano novo bangla!!!


Ontem, 14 de abril, foi o primeiro dia do novo ano bengali. Eu, logo depois de comer o tradicional pantha vhat (arroz do dia anterior com agua, alimento basico das camadas mais pobres, que, por nao terem onde refrigerar a comida, deixam-na dormir na agua) e elish mach (peixe nacional que vive no mar, mas coloca os ovos no rio, ocasiao em que eh pescado) de cafe da manha, sai pelas ruas trajando um sari branco e vermelho - como praticamente todas as mulheres, pois sao as cores do dia. Por toda parte apresentacoes culturais - danca, musica. O lugar mais visitado eh a Universidade de Dhaka, onde centenas de pessoas se expremem pra ver os shows. A Ananya me contou que nao gosta muito de ir la neste dia, pois varios garotos ficam 'irritando', puxando - na hora a primeira imagem que me veio na cabeca foi de uma micareta brasileira, mas, certamente, o que rola eh beeem diferente do "puxa-beija-e-vai-embora (ou nao)" dos carnavais brasileiros.

No entanto, como havia alerta vermelho - ha cinco anos os mesmos terroristas de quem ja falei em um post anterior explodiram uma bomba la neste dia e, como os 'chefoes' acabaram de ser pegos, havia o temor de que a cena se repetisse - a minha familia bengali achou melhor irmos para outros lugares.
Fomos para a Universidade da Ananya de manha, e, de tarde, fui ver a apresentacao da escola de musica da Upama, prima de Shajal e Shajib, de quem ja postei uma foto - ela fazia questao que eu fosse e, assim que me viu, ficou tao, mas tao feliz - como um irmao mais novo quando o mais velho vai prestigiar uma de suas apresentacoes. Quando apareci uma amiguinha dela me olhou dos pes a cabeca e exclamou: "UAU!!!!"

Depois da apresentacao vim para a casa de Shajib, Shajal e Nowrin (irma da Ananya), ainda trajando o sari. Para quem nao esta acostumado, eh extremamente dificil andar por ai vestindo um sari. Nos primeiros passos voce anda como um robo - tem pano demais enrolado no seu corpo! - e sempre acha que vai tropecar - praticamente arrasta no chao -, mas quando se acostuma, nem eh mais necessario ficar puxando a barra pra cima na hora de subir as escadas! O problema eh que Safwan - o bebe - nao queria ir com ninguem, somente comigo e ficava esguelando e chorando ate que eu o pegasse no colo, quando ele me encarava com seus enormes olhos negros e abria um belo sorriso. Tentei lhe explicar que nao tenho nada contra ele, mas que era a segunda vez em que eu vestia um sari e, portanto, nao estava em condicoes muito favoraveis de brincar com um bebe, mas ele nao entendeu, e toda hora que alguem tentava tira-lo do meu colo, agarrava a minha roupa com forca. Resultado: quando finalmente ele foi para o colo da mae e eu ia para a apresentacao da Upama, o pai dele comecou a rir do meu estado e pediu a mae que me ajudasse a refazer o sari - ainda nao estou a par das tecnicas pra enrolar o pano.

Depois fui com o Shajal de volta pra casa dele e Nowrin pediu que eu ficasse para o jantar e passasse a noite. Entao ela ligou pro celular da Ananya e avisou a mae delas que eu dormiria aqui. Finalmente tirei o sari e coloquei uma calca de Shajib e uma camiseta de Shajal. No dia seguinte, no cafe da manha, Shajal disse para que eu viesse morar com eles, pois eh mais perto do Banco. Respondi, sorrindo, que a minha mae bangladeshi nao ia gostar nada da ideia - acontece que eu arrumei outro lugar pra morar, mas quando, ha algumas semanas, toquei no assunto, ela nao quis nem ouvir: falou que era pra eu continuar morando com a familia dela, que nao tinha problema nenhum; a Ananya disse o mesmo, entao continuei la.

Shuvo Noboborsho (Feliz ano novo!) para todo mundo que esta me lendo!
**Fotos: 1) Cafe da manha logo apos o banho - quando o pai viaja eu uso blusa sem manga em casa; 2) Com Ananya, antes de ir pra rua - sou a bonequinha dela: me veste, me pinta.. ahahha; 3) com minha mae bangladeshi; 4) fazendo penteado de graca, num stande na universidade da Ananya; 5) com meu penteado de jasmim; 6) assistindo a apresentacao da Upama - na minha frente Talha, amigo do Shajal, e em cinza, mais a direita, a mae dela.

24 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Noussa sinhora, ia ser dificil engolir essa gororoba heim! Vc eh muito animada, rs.
Tah quase virando uma nativa, eh ateh dificil te reconhecer dentro de tanto pano e tanta pintura, mas achei bem legal, se eu tivesse oportunidade, tb viveria estas experiencias q vc esta vivendo.
Um grande abraço,
Lu

PS1: Amanha eh pascoa aki, aih nao deve ter o costume de comer chocolate nao neh?
PS2: Interessante a geladeira verde (da primeira foto)

6:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

Letícia
Feliz ano novo bangla! E também Feliz Páscoa! Você está linda nas fotos e parece também estar muito alegre. Continue curtindo bastante a cultura bangla e seus novos amigos.
Beijos

7:15 AM  
Anonymous Anônimo said...

SHUVO NOBOBORSHO TIM TIM para Ananya,o pai,a mãe,Safwan,Shajal,Shajib,Nowrin,Upama,Talha,Zico,Sabir,todos os outros já citados que infelizmente sumiram da tela(que pena!!!),povo do Grameen Bank, ministros,amigos em geral, que estão proporcionando à minha querida sobrinha tanta alegria nesse tempo aí em Bangladesh!! E pra vc queridinha Joyeux Pâques, Happy Easter, Feliz Páscoa!!Tá lindíssima nas fotos!! O vermelho(signo de áries-TIM) te faz bem!!Beijos tô feliz em te ver assim...TTTTEEEE ADDOOOOOORO

7:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

Leca,
Você está linda com essa trança e esse olhar altamente misterioso. Acho que você já aprendeu a conversar com o novo idioma dos olhares. Beijo e espero que continua aproveitando e aprendendo coisas novas independente dos ensinamentos dos nerds-pais.
Tia Santuzza

7:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

Lequinha,
Este lindo penteado de jasmim provavelmente será possível em algum salão internacional lá em Sampa..Perhaps em Vila Madalena, rua Girassol..naturalmente não para cabelos curtos e ralos como os meus!!

8:39 AM  
Anonymous Anônimo said...

Queridinha,
Voltei no blog agora só para reparar a geladeira verde. Adorei, lindo tom!! E desculpe o erro no meu 1º comment: Joyeuses Pâques!e não joueux:há mto tempo ninguém me deseja Feliz Páscoa em francês.BJ

11:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Leca
Acabo de ler suas noticias e achei que vc está linda em todas as fotos.Estou preocupada pois acho que vc está assimilando muito depressa os habitos dai.Mas está certa, tem que aproveitar ao maximo
sua eatadia aprendendo novos costumes e conquistando novos amigos.Como é bom ver minha neta sendo disbutada pelas familias para hospedá-la.Continue assim encantando a todos que com vc convivem.Beijos carinhosos da vovó Marina e do vovô Estevão.

12:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

Lequinha,
Adorei as noticias!!Feliz ano novo aí pra vc,né??Continue aproveitando ao maximo tudo por aí!!Em agosto já temos programinha em Sampa!!ahahahah
Beijinhos pra vc!!

5:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caraca,

Muito legal essa viagem sua, fiquei com "agua na boca", um dia eu crio coragem e faço algo do tipo! Parabéns e continue firme por aí!

Abraços.

5:39 AM  
Anonymous Anônimo said...

SHUVO NOBOBORSHO!!!
Feliz Páscoa!
Vou guardar um ovo bem gostoso aki no congelador pra quando você voltar...
Corrigindo os comentários anteriores pra vc (já q vc não corrigiu): "gente, eu SOU lindíssima de qq forma, só fiquei mais, toda arrumada" hehehehe
Amiga, nunca mais pra gente te ver tão emperequetada, né? Muito menos de brincão e batom VERMELHO!!!
hauhauhauhuaha
Parece que tá tudo ótimo aí, né? Viu? Valeu a pena o sufoco com o visto, a recompensa tá sendo boa, né?
Te adoro muitão, continua aproveitando tudo aí ao máximo!
Bj

5:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Querida Letícia,

Ainda temos que esperar bastante para te oferecer uma bela feijoada no lugar do arroz do dia anterior.
Estamos com saudades mas ao mesmo tempo felizes por saber que você está aproveitando e curtindo bastante a viagem nesse país tão diferente, fazendo amigos e encantando a todos.

Beijos, Tia Márcia e Tio Euzébio

4:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Leca,
Hj almoçamos na tia Sônia,com a querida presença dos tios paulistas-vovó Mariah estava ótima e ultra feliz!!. Márcia já marcou a festa junina para 10 de junho,prá vc esse ano não vai ser possível,né?No mais mtas saudades da minha fofinha, aí na área rural sem acesso ao blog...Beijinhos

7:30 AM  
Anonymous Anônimo said...

Querida Letícia,

Como será a comemoração de seu
aniversário, tão longe de todos os seus?
Espero que bem animado entre seus
novos amigos; será, com certeza,um dia muito especial.
Em nome de toda a família desejo a você muitas felicidades, muito sucesso no seu empreendimento, e que Deus esteja sempre a seu lado.

Beijos,
Tia Márcia

8:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Lêee!!! Este ano c ficou mais velha q eu, em?! Fez 21 anos 8 horas antes!! Tentamos te ligar no celular, mas não conseguimos, acho q c estava dormindo até tarde (22:00 pra nós e 6:00 procê). Vida boa, em?!
Bjos d feliz aniversário da sua maninha geminha!! :) Q a gente tenha mta paz, sucesso, saúde, romances, amizades, e que continuemos unidas assim nas horas boas e ruins.
T amo!!

3:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Letícia
Feliz aniversário!
Que você tenha um dia muito especial com seus novos amigos e sua "família". André te manda um abraço.
Beijos,
Tia Marisa

3:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Claro que a vovó Maria não deixaria de me prestigiar... hahaha... desculpa, hoje comerei linguiça caseira feita por ela e amanhã daqueles bolinhos de batata com carne moída deliciosos. Mostrei as fotos pra vovó e ela amou!!! Disse várias vezes que quer muito escutar sua voz. Continuaremos tentando te ligar. Bjos de feliz aniversário da vovó Maria.

3:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

happy birthday. :)

3:11 AM  
Anonymous Anônimo said...

your website desining is so good, i like that so much,
i like you so much,
and your adventure is exactly as you always want,isn't it.
if i have a choice to go for a vacation i want to go to khulna.
its because of you.
you are so cute with the sky,
also in the pose in driving rickshaw
your website design and expenditure has to be given nice points
i will give you 9.5 on 10
you are very sweet and inocent
but i can see that you are in
love..
for whom i'm exactly can say that

8:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

hey lara,
how are you.
your website is too much favourite to me.
if i ihave to choose anything i had to choose you
i also know sajal
comments by neo

7:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

hey if you want i can tell that to sajal
please dont go
i will miss you so much
remember me
in brasil theres a lot of friends are waiting for you but you cant imagine how you broke .. heart
please dont go
most my days are gone by saying your name
comments by neo

7:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

i have a email id
neo_onair@yahoo
but i dont have internet connection
this why i cant check my id daily
so dont mind if i dont reply
a small request before you are going i just want to say that please told him..
and tried to come fast
i'm with sajals college
but you dont know me
comments by neo

7:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

hi lara,

i posted u a comments in may page. again wanna tell u something that u r really nice. ur time in dhaka n trip to khulna.. nice .. i wanna create a friendship with u .. i know u have lot of friends in brazil n obviously in bangladesh u have left lots of ur admire.. still i wanna be ur friend..

i shall be happy if u keep touch with me..

take care n bye


ferdous@butterfly-lg.com
nilakash_bd2003@yahoo.com

4:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pela informações sobre Bangladesh.


José Antonio
javeronez@hotmail.com


Brasil

9:23 PM  
Blogger Unknown said...

leticia, sou admirador de bangladesch. tenho vários amigos daquele país no facebook. por favor, como se diz FELIZ PÁSCOA em bengali?

8:52 AM  

Postar um comentário

<< Home