segunda-feira, abril 10, 2006

"Pegue sua esteira e seu chapeu..."

"...vamos para a praia que o sol ja vem!!!"

Tres camisetas, uma calca jeans, um salwar kamez, uma calca Capri, calcinhas, shampoo, sabonet, desodorante, sandalia, protetor solar… “Sera que estou esquecendo alguma coisa?” – me perguntei enquanto fechava o zipper da mochila. Nao, eu nao estava esquecendo o biquini, ate mesmo porque eu nem trouxe um!

Os 400 e poucos quilometros entre Dhaka e Cox Bazar pareciam ser o dobro, ja que a viagem leva, em media, 9 horas, por causa do transito e da Estrada. Mas vale a pena, ah se vale!!!

De carro, com alguns amigos, fui apreciando todo o verde deste pais tao plano, ate chegar em Chittacong, onde as montanhas encontram com o mar. Pelo caminho lembrei varias vezes da tipica frase nerd dos meus pais-professores em qualquer viagem que faziamos: “Filhinhos, observem a geografia do lugar!!!” Ca estava eu, do outro lado do mundo, colocando em pratica a velha licao.

Contar estrelas ouvindo o som do mar e apreciar a areia iluminada pelo luar… muito diferente da rotina “corre-corre” da poluida e suja Dhaka City!

Neste fim de semana prolongado assustei-me com a Bengali que vem crescendo dentro de mim. No sabado, logo apos o café da manha, um dos meus amigos perguntou se eu queria algo antes de ir para beira-mar, apreciar as bonitas mulheres em seus longos salwar kamezes e saris e os robustos rapazes em suas calcas e camisas. “Queria tomar um cha. Dudh Cha” (cha com leite, em bangla) – respondi, surpreendendo a mim mesma. Sol de rachar, areia, mar e minha boca-bengali salivando por um cha quente! (Ver foto tomando cha na praia)

Como achei que nadar com aquele tanto de pano nao era nada divertido, coloquei o traje que a Ananya tinha sugerido quando pedi ajuda sobre o que vestir: calca capri e blusa sem manga. Me sentia pelada no meio daquelas pessoas tao cobertas por roupas, ate que um grupo de gringos, homens, apareceu, trajando apenas calcoes de banho.

Assim como em outras praias do mundo, criancas andavam pela areia vendendo artesanato. Quando perguntamos se elas nao iam para a escola, uma das meninas (a menorzinha na foto) respondeu: “Nao! Estamos com medo de ir para a escola porque estao tirando sangue de debaixo
dos olhos das criancas e mandando para o Sr. Bush tomar banho! E um menino ate morreu por causa disso!” – foi a desculpa mais esfarrapada que ja escutei na vida, mas elas pareciam, realmente, acreditar naquela baboseira.
Foi uma temporada curtissima, porem divertida. Na volta, entre as musicas indianas que escutamos, cantei e contei para meus amigos a historia de Eduardo e Monica, de Legiao Urbana e da Geni, de Chico Buarque. Tambem debatemos sobre a legalizacao do casamento homossexual nos EUA e o casamento de criancas na zona rural de Bangladesh.

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Sensacional este capítulo. Amei!!! TIM TIM TIM !!Chá na praia é o máximo.. Aposto que não se lembrou de Itaipava. Bjocas

8:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

Leca
Acabo de ler suas noticias da praia.Deve ter sido muito aflitivo entrar no mar com tanta roupa, mas se vc colocasse um biquini,acho que não voltaria inteira para nós, não é mesmo?
Recebi seu e-mail e já pedi a seu pai o endereço.É ótimo ter noticias suas. Continue escrevendo.As saudades aumentam a cada dia.Beijos com carinho da vovó Marina e do vovô Estevão

9:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

ET albino???? Soh vc mesma Leticia!
Quem está te escrevendo é a Luana - aquela menina que estudou com vc no Atheneu.
Navegando no orkut vi sua foto e achei akele trage um tanto quanto curioso, entao vi o endereço do seu blog e agora estou em Blangadesh com vc, rs.
Menina, quanta história legal, vc deve estar adorando essa nova cultura!
Vou visitá-la mais vezes, ok?!.
Um grande abraço e sucesso.
Luana

12:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

Leeeeeeccaaaaa,
Hj estou preparada pra ler o capítulo anterior...acredita que até hj não tive coragem? Em seguida vou lá!! Beijos TIMTIMTIM Feliz Páscoa pra minha queridinha..
Em agosto estaremos em Sampa no Cirque de Soleil!!

8:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

Leca
Soube que seu pai conversou com vc hoje ao vivo e a cores e que vc estava toda pintada porque era dia da passagem do ano.Que interessante!Como o calendario ai é diferente.
Queria lembrar-lhe que está nos dias de chegar suas encomendas.Seria bom passar pelo hotel e lembrá-los para que elas não voltem para meu endereço.
Imagine só que loucura!
Estamos aguardando novas noticias.
Beijos carinhosos da vovó Marina e do vovô Estevão

6:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

Todo mundo nesse blog assiste a Saga da letícia do outro lado do mundoi!!

Demais!!!

Bjus

8:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Letícia!!! Só hj fiquei sabendo desse seu blog! O Danilo me falou e já li quase todo. Amanhã eu acabo!
Mas nem pra avisar da viagem, fazer uma despedida...
Anyway, boa sorte aí nessa sua aventura e td de bom pra vc!
Vê se volta!
Beijos, João Paulo

P.S.- Ficou lindo esse seu sawar kameez

10:02 AM  
Anonymous Anônimo said...

Amiga, praia, que delícia!
Eu sou meio tapada, lembra q te perguntei se aí tem alguma plantinha ou se é tudo marron? hauhauhuahuah
Que bom que tem paisagens bonitas (claro que não como aqui, né?)
Também fui pra praia, estamos na semana santa...
Até hoje não consegui te ligaaaar! Chuinf
Mas vou continuar tentando
Adoooooooro você!
Bjus

5:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

can't u write all the things by english, plz?

10:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

your website desining is so good, i like that so much,
i like you so much,
and your adventure is exactly as you always want,isn't it.
if i have a choice to go for a vacation i want to go to khulna.
its because of you.
you are so cute with the sky,
also in the pose in driving rickshaw
your website design and expenditure has to be given nice points
i will give you 9.5 on 10
you are very sweet and inocent
but i can see that you are in
love..
for whom i'm exactly can say that

8:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

your website desining is so good, i like that so much,
i like you so much,
and your adventure is exactly as you always want,isn't it.
if i have a choice to go for a vacation i want to go to khulna.
its because of you.
you are so cute with the sky,
also in the pose in driving rickshaw
your website design and expenditure has to be given nice points
i will give you 9.5 on 10
you are very sweet and inocent
but i can see that you are in
love..
for whom i'm exactly can say that..
comments by neo

8:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

hey lara,
how are you.
your website is too much favourite to me.
if i ihave to choose anything i had to choose you
comments by neo

7:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

hi,
you are so cute than i thought
you are in love then why dont you just tell that
please theres time for that.
beijohoes
comments by neo

7:15 PM  

Postar um comentário

<< Home