terça-feira, maio 02, 2006

Missa de Pascoa



(Este post eh dedicado ao meu pai)

Domingo de Pascoa. Acordei as 7h30: banho, cafe da manha... Precisava ir ao Banco apenas para terminar de planejar minha proxima viagem e de tarde estaria livre pra me preparar, pois passaria 10 dias fora de Dhaka, com o objetivo de acompanhar a abertura de uma nova agencia.

Thereza, uma brasileira que conheci - como eh que eu ainda nao tinha introduzido essa personagem tao importante??? -, havia me convidado pra ir a uma Missa de Pascoa, as 18h, mas ela ainda nao sabia o endereco. No entanto, me ligou no comeco do dia pra avisar que tinha desistido, por nao sentir-se bem. Como eu ja estava com a ideia na cabeca, resolvi, pelo menos, "dar uma passadinha" em alguma igreja.

Liguei pra um amigo bengali e perguntei qual era a igreja crista mais proxima da minha casa. Ele me explicou. Chegando la, para minha enorme surpresa, estava fechada. O guarda na grade nao entendia o que eu perguntava e tambem nao tinha a menor boa vontade pra entender. Por sorte, tres mulheres apareceram: bengalis cristas - uma batista e duas catolicas - que levavam um presente para uma freira que tinha trabalhado com elas como enfermeira no hospital da crianca. Nenhuma falava ingles, mas foi possivel comunicar "toscamente" usando os 4 ou 5 verbos que sabia conjugar e meu vocabulario super-restrito em bangla. Entramos. A partir dai foi mais facil, pois todas as freiras falam ingles - fazem parte de uma congregacao internacional, a da Madre Tereza de Calcuta. Contei-lhes que havia visitado a casa da Madre Thereza na India. Enquanto esperava o padre terminar seu "lanche da tarde" e depois de informada que a missa tinha sido de manha e que a igreja estava fechada para limpeza, uma das freiras - filipina - me levou pra conhecer o trabalho que realizam: 7 freiras cuidam de mais de 100 doentes.

As mulheres que eu havia conhecido preciraram ir embora, mas eu fiquei, pois o padre queria muito conversar comigo. Participei, como "convidada especial" numa sessao de cantoria, em que as freiras cantava para o padre em bangla e em ingles. Quando terminaram fui surpreendida com "o coro" pedindo que eu cantasse uma musica de igreja em portugues. Na hora gelei, claro, pois nao sei nenhuma por completo e nao podia cantar uma musica "nada a ver" pois o padre fala italiano e espanhol e poderia entender alguma coisa. Insistiram tao docemente que acabei cantando os 3 ou 4 refroes que eu lembrei na hora. Ficaram, todas, felicissimas! Uma pegou na minha mao, acariciou e pediu que eu me juntasse a elas. Sorri sem graca - onde enfiar a cara? O que responder? - "Voce eh casada?" "Nao." "Tem namorado?" "Nao". "Entao Reze para Madre Thereza que ela vai te dar o sari azul" - disse ela toda empolgada, explicando que durante os quatro primeiros anos (treinamento) o sari das freiras eh branco, so depois eh que podem vestir o sari com a faixa azul. Nessa hora, por sorte, uma outra freira, mais velha, veio me "acudir" e disse a outra que sou novinha ainda e ainda tenho tempo pra pensar. UFA!

Expliquei para o padre que gostaria de ir a uma missa, de preferencia em ingles, entao ele ligou para alguem e confirmou que haveria uma na regiao de Banani, as 18h, provavelmente a mesma para a qual Thereza - a Brasileira, nao a de Calcuta!!! - havia me convidado. Liguei para Shajal - meu amigo e membro da minha familia bengali, que morou 20 anos em Banani - e perguntei onde, exatamente, fica a igreja catolica la. Ele explicou e disse que estava por perto, pedindo que eu "desse um toque" quando chegasse ou caso tivesse qualquer problema de localizacao - quem me conhece sabe que nao sou a melhor pessoa do mundo pra achar lugares, ainda mais quando nao ha placas nas ruas e quando tudo esta escrito em bangla.

O padre queria que alguem me acompanhasse ate a outra igreja. Neguei a oferta. "Voce sabe que este eh um pais muculmano, muito perigoso para as mulheres??? - perguntou uma das freiras, tentando me convencer a aceitar. Como nao tive escolha, um ex-seminarista simpatississimo me acompanhou. De la liguei para Shajal. Ele e Shawon vieram me encontrar. Convideio-os para participar da cerimonia.

Na igreja, a maior concentracao de estrangeiros que ja vi em Bangladesh!!! Era a primeira missa de meus dois amigos muculmanos. Eles tinham muitas duvidas que, por sorte, eram basicas o suficiente pra eu saber responder. A unica coisa que nao entenderam de jeito nenhum foi o por que de eu nao ter entrado na fila da hostia.

Ao fim da missa, como sao muito gentis, me acompanharam ate em casa. No caminho rimos e comentamos que, da mesma foram em que eles ja haviam me levado a varios lugares pra conhecer a cultura muculmana e a historia de Bangladesh, agora fora minha vez de proporcionar-lhes esta nova experiencia!

Feliz Pascoa atrasada!


Fotos: Shajal e alguns de seus amigos estao esperando resultados de universidades e comeco de aulas, ou seja, tem bastante tempo livre pra me levar pra passear: 1) "Lara pulling the rickshaw pullers in Jahangirnagar University!!!" - como disse um amigo; 2) Eu no memorial-Savar, em homenagem a 7 herois mortos na Guerra de Independencia; 3) Em Old Dhaka, da direita pra esquerda: Tania (Namo do Shawon), Shawon, Shajal, Lara e Sahma; 4) Shajal e eu andando de elefante no zoologico - nao sao tao disponiveis como na India, mas ja andei aqui porque la me custaria o "olho da cara". Como eh? Acho que o mesmo que andar a cavalo, um cavalo obeso, claro; 5) Lara, Samah e Shajal passeando de barco no Buriganga River.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Leca
Obrigado pela dedicatória.
Curti até e fiquei "babando" com sua oportunidade de conhecer as irmãs de Madre Thereza.
Vou imprimir este e levar para as clarissas lerem.
Um beijo e feliz Páscoa (que nunca está atrasada).
Pai

2:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fala Moça!

Nossa eu to descreditado que voce subiu em um elefante! Tipo é um dos meus sonhos de criança! A foto ficou animal!

Estou falando que essa sua viajem vai virar um livro, vou até arrumar um editor (a) pra voce!

Bj

Cesar

8:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Leca
Achei tão interessante esse capitulo!Que oportunidade maravilhosa vc está tendo de ver e participar de tanta coisa nova e conhecer pessoas e trabalhos tão formidaveis.Vai ser dificil vc se acostumar com uma vida mais normal quando chegar aqui,não é?
Gostamos muito de Diamantina e dos programas que tivemos lá.
As saudades aumentam a cada dia.Com muito carinho, beijos do vovô Estevão e da vovó Marina

10:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Leca que máximo! Sempre quis andar de elefante... Eu estava comentando com um colega meu da sua viagem (explicando mais ou menos como é o banco) e a minha professora de geografia escutou. Ela achou o máximo (claro né?). Muitos beijos e feliz Páscoa pra você também.

7:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

Querida Leca,
Já estava sentindo falta de meus TIM-TINS? Eu estava..só hoje estou lendo os dois ultimos capítulos e curtindo você a longa distância. Imagino a emoção de seu pai lendo esse último, eu fiquei ultra emocionada tb.Abraços para Thereza(do Brasil),TIM TIM,inspirados na incrível de Calcutá. BJO SDD

7:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

your website desining is so good, i like that so much,
i like you so much,
and your adventure is exactly as you always want,isn't it.
if i have a choice to go for a vacation i want to go to khulna.
its because of you.
you are so cute with the sky,
also in the pose in driving rickshaw
your website design and expenditure has to be given nice points
i will give you 9.5 on 10
you are very sweet and inocent
but i can see that you are in
love..
for whom i'm exactly can say that..
comments by neo

8:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

dear leca,

i'm really impressed to read ur nice expression 'bout my country. ur observation is ok. my saliute 2 u .. i'm sorry i did not read ur blog earlier while u r in dhaka. may be u r now in ur own country.. however where ever u r , god bless u.. if u come again i expect u must meet with u . i will be happy if u keep a touch with me.. i wanna know 'bout u n ur country as well as..

thanking u


ferdous@butterfly-lg.com

4:44 PM  

Postar um comentário

<< Home