quarta-feira, maio 24, 2006

Dia das Maes

Como estou em divida de escrever sobre a minha experiencia no GB e como o dia das maes acabou de passar, resolvi escrever a historia de Nurjan.

Nurjan, Beggar Member do centro #6 da Branch de Ashkapur - Dinajpur, Grameen Bank, Bangladesh

Nurjan nasceu na India e tem onze irmaos e nenhuma irma. Seu pai trabalhava transportando diferentes coisas em um carro-de-boi. Era uma ehpoca dificil e de muita pobreza. Aos sete anos de idade, quando se casou com um homem de vinte e dois, veio para Dinajpur - hoje norte de Bangladesh, mas na ehpoca parte do Paquistao Oriental. Nao sabe se ainda tem algum parente vivo, pois perdeu completamente o contato com eles.

O marido era empregado na casa de outras pessoas, entao ela tambem morava la. Os patroes tinham que lhes dar tres refeicoes diarias, mas as vezes nao davam. Ela nao era empregada da casa, entao trabalhava vendendo leite de porta em porta, carregando arroz ou na propria plantacao, quando era ehpoca, mas nao lhe pagavam em dinheiro, apenas com comida. O marido tambem trabalhou em outras casas e este foi o trabalho que ele teve desde que se casaram ate sua morte, ha vinte e sete anos.

Durante a Guerra de Independencia, ja com tres filhos, foi com o marido para a India. Em 1971, ano da Independencia, o filho mais velho tinha 12 anos. Depois da Guerra ela ainda teve mais sete filhos. Dos dez filhos que teve, tres ainda estao vivos. Nenhum deles foi a escola.

O filho mais velho trabalhava como ajudante de fazendeiro, cuidando de vacas de outras pessoas. A filha mais velha, que a ajudava, casou-se aos dez anos de idade. Nurjan nao deu nenhum dote para este casamento, pois nao tinha dinheiro, apesar de ter mendigado de porta em porta por alguns trocados para este proposito.

A casa onde mora eh do marido da filha, com o neto e tambem seus outros dois filhos vivos, que sao rickshaw pullers. Dormem todos na mesma cama, mas a comida eh separada. Nao podem se ajudar muito, pois estao todos struggling.

Ha dois anos, por influencia de outras pessoas, Nurjan tornou-se membro do Grameen Bank num programa especial chamado Beggar Member, em que nao sao cobrados juros pelos emprestimos. Ela tomou TK 600 (USD 8,5) para comprar galinhas. Vendia os ovos para pagar as 48 prestacoes semanais. Quando terminou de repagar tomou TK 2.000 (USD 28,5) para comprar uma cabra. Toda semana ela paga TK 45 (USD 0,64) de prestacao. Seu outstanding loan ainda eh de TK 1.165 (USD 16,64) e ela tem TK 301 (USD 4,3) na poupanca. Ela nao soube dizer quanto tinha na poupanca, mas mostrou-me o livro do Grameen Bank. Ela so sabe que tem algum dinheiro depositado e que vai usa-lo para comprar comida quando estiver realmente faminta e sem opcao.

Por causa do emprestimo do Grameen Bank ela quase parou de mendigar e espera faze-lo em breve e tornar-se membro comum, tomando um Basic Loan.

Durante cinco dias na semana, nao se preocuca com a divida que tem, mas quando faltam apenas dois dias para a reuniao semanal em que tem que pagar, ela vende ovos. Se o dinheiro nao eh suficiente, mendiga. Se ainda nao tem a quantia necessaria vende uma das galinhas ou da suas coisas para os visinhos como garantia para tomar algum dinheiro emprestado deles. Depois, quando lhes paga, devolvem suas panelas e roupas. Houve uma semana em que ela nao conseguiu o dinheiro para pagar o emprestimo. O gerente do centro disse para que ela tentasse conseguir da proxima vez e deixou uma linha em branco no livro, prorrogando a data final de quitacao da divida em uma semana.

Nurjan nao lembra ha quanto tempo ouviu falar do Grameen Bank pela primeira vez, mas foi ha muito tempo. Ela memdigava de porta em porta. Viu a movimentacao das mulheres membros do Banco e perguntou para os vizinhos de que se tratava. Mas nunca teve a oportunidade de tornar-se membro, ate que o programa para mendigos comecou, ha 4 anos atras. Os vizinhos encorajavam-na a entrar como mendigo-membro, mas ela dizia que nao, que se parasse de mendigar gostaria de ser empregada na casa de alguem em troca de refeicoes. No entanto, viu que algumas outras mulheres entraram no programa e melhoraram um pouquinho sua precaria condicao. "Talvez mude minha vida" - pensou. Ela nao entende muito das prestacoes e das diferencas entre ela e as membros convencionais, so sabe que paga menos que as outras.

Ela se diz muito feliz com o Grameen Bank, pois agora tem uma cabra gravida que vai ter um filhote que ela pode vender, alem de algumas galinhas e ovos. "Eu posso inclusive comer um ovo de vez em quando misturado com arroz e antes eu passava ate dois dias sem comer nada!" - exclamou.

Sua filha tambem ja foi membro do Grameen Bank. Dez anos atras ela tomou um emprestimo para comprar um rickshaw para o filho - com o qual ele ganha a vida ate hoje -, pois o marido era paralitico e nao podia trabalhar. Com a morte do marido ela cancelou sua 'membership', mas ha seis meses resolveu voltar a ser cliente do Banco, apenas com poupanca.
Sobre sua saude, disse que eh boa. As vezes tem dor de cabeca e sua visao nao funciona perfeitamente, mas nunca teve nenhum problema grave. Contou que o filho mais velho morreu de alguma doenca grave que nao sabe o nome; o outro tomou veneno e o marido morreu de diarreia. "Espero morrer em paz" - disse em lagrimas.
Feliz dia das maes atrasado para Nurjan e outras maes pelo mundo!

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nossa, que história, tristeza enorme

12:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

ooooiiiii Leeee!!! Blz? To morrendo d saudades... a gente nao encontrou mais no msn... entra mais!! bjos!!

3:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

Minha querida Leca
A experiência de miséria absoluta e as razões que levam milhões de seres humanos do nosso planeta a esta condição é uma das descobertas que creio, estão, no seu caminho aí.
As relações internacionais, sem dúvida perpassam tb pelas relações interpessoais, interfamiliares, intervizinhos, intercidadãos de uma mesma cidade ou país.
Talvez entendendo melhor a realidae consigamos contribuir na busca de soluções.
Feliz dia das mães e felizes das mães cujos filhos conseguem ver seus irmãos, filhos de outras mães.
Bjos Pai

2:51 AM  
Anonymous Anônimo said...

Lequinha querida,
Cheguei hoje de viagem, e lendo este capitulo vejo que realmente temos que agradecer pelo que somos e por tudo que temos... TIM TIM !! E ajudar o maior numero possivel de pessoas sem as condições minimas de uma vida digna! AMEM! Beijinhos

8:38 AM  
Anonymous Anônimo said...

Leca
Imagino sua preocupação ao ver a vida miserável das pessoas com as quais vc está convivendo.
Entretanto, é bom vc ver que o Grameen Bank é uma esperança para muitos que já sentem a realização de alguma melhoria.Esperamos que em breve outas instituições surjam para dar uma vida digna a todos.
Vamos tentar fazer nossa parte para começarmos a transformar o mundo.Com muito carinho, saudades da vovó Marina e vovô Estevão.
Enviei para vc o e-mail que o Correio me mandou e já levei os documentos que me pediram e pedi urgencia na resposta.Vamos aguardar.

8:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

É lê...há muitas coisas erradas nesse mundo... mas que bom que existem pessoas como você que tem coragem de fazer algo pra mudar isso... sinto muito orgulho de você mineira... e que possamos fazer algo para que esse mundo seja mais justo...
que bonito o que o seu pai escreveu... ahhh saudades absurdas de vc!
Bjo

5:55 AM  
Anonymous Anônimo said...

your website desining is so good, i like that so much,
i like you so much,
and your adventure is exactly as you always want,isn't it.
if i have a choice to go for a vacation i want to go to khulna.
its because of you.
you are so cute with the sky,
also in the pose in driving rickshaw
your website design and expenditure has to be given nice points
i will give you 9.5 on 10
you are very sweet and inocent
but i can see that you are in
love..
for whom i'm exactly can say that..
comments by neo

8:58 PM  

Postar um comentário

<< Home