quarta-feira, junho 07, 2006

"O trem chegou..."


“O trem chegou. Hora de partir. Respiro fundo, pego minha mala… eh, tenho que ir!” Esta foi a ultima frase da apresentacao da minha turma da oitava serie no nosso “rito de passagem” para o colegial. Me veio a cabeca mais uma vez, e agora eh muito menos metaforica, ja que amanha de noite pego o onibus de volta pra Calcuta e alguns dias depois provavelmente um trem ate Dheli (roteiro ainda nao definido).

Os ultimos dias tem sido de muita correria e muita tristeza. A cada amigo de quem me despeco, um aperto no coracao. Ando meio tensa, cabisbaixa e, claro, minha “mae Bengali” sente tudo. Se antes eu planejava nao levar praticamente bagagem nenhuma, agora estou me perguntando como vou fazer pra viajar na India carregando todos os presentes que ganhei.

Mas o melhor presente eu recebi no dia em que fui me despedir de Safwan e sua mae. Eu havia falado pra todo mundo que queria muito ve-lo andando antes de ir embora, mas nao tinha a menor esperanca, porque ele eh meio preguicoso e pareceia ainda longe disso. Mas para minha surpresa, com passinhos tortos e desequilibrados, Safwan caminhava sorrindo na minha direcao, enquando eu exclamava: “OH MY GOD! HE IS WALKING! HE IS WALKING!!!!” Depois peguei-o no colo, abracei apertado e disse que o amava muito - em Bangla, logico -. tentando conter as lagrimas, que logo desabaram quando sua musica favorita comecou a tocar.

Enquanto arrumo a mala e embalo as coisas minha “mae Bengali” me observa em pe na porta do quarto. Hoje saimos para fazer compras juntas pela ultima vez; a Ananya esta bordando uma “fotua” pra mim; e tambem ganhei presentes de outros amigos e membros da familia.

O outro “presente” que recebi foi o seguinte: ontem foi meu ultimo dia no Banco. Despedi-me de todos, tirei fotos. No entanto, hoje de manha, meu coordenador me ligou e falou que o Dr. Md. Yunus (o economista mais famoso do pais e tambem o idealizador do Grameen Bank, ocupadissimo – demorou tres meses pra que eu conseguisse um espaco de 15 minutos na agenda dele – queria urgentemente falar com “the girl from Brazil”). Eu, que estava toda "depre" arrumando a mala, fui correndo para o Banco. Ele le-ra um “artigozinho” que escrevi sobre minha experiencia cultural em Bangladesh, com o qual eu lhe presenteara no dia anterior com o seguinte recado: “Obrigada por me ‘trazer’ a Bangladesh”. Ele nao so comentou cada paragrafo, cada piada, como quis saber mais das minha experiencia aqui (pra quem esta longe eh dificilimo entender o quao importante eh isso, mas todos os outros ‘inters’ ficaram com um pouquinho de inveja - normalmente temos que implorar a nossos coordenadores para que convencam a secretaria dele a agendar pelo menos 5 minutos para foto e assinar nossos livros - e todos os coordenadores ficaram orgulhosos e nao paravam de repetir que era a primeira vez que ele falava que precisava urgente falar com um ‘intern’ - inclusive muito dos coordenadores nunca tiveram a oportunidade de conversar com ele). No fim Dr. Yunus disse: “Leticia, eu ja fiquei um pouco impressionado com voce na primeira vez que conversamos, mas agora me tornei seu admirador!” "Eu ja era sua admiradora, entao agora estamos quites!" - respondi, provocando gargalhadas em um forte candidato a premio nobel.

Este “artigo” na verdade eh uma carta que escrevi para colocar no Blog, mas resolvi escrever primeiro a versao em ingles, pra que meus amigos em Bangladesh possam entender (alguns deles tentam ler o meu blog colocando no tradutor online mas, claro, fica um lixo e nao da pra entender nada). Prometo que quando tiver tempo vou traduzir e colocar todas as notas de rodape necessarias para que um brasileiro entenda (mesmo para aqueles que falam ingles, muita coisa nao sera propriamente entendida).

Eh meio triste tambem pensar que provavelmente o blog chegou ao fim - nao sei se terei tempo/condicoes de escrever neste um mes que ainda falta ate pisar em terras brasileiras. Ainda tenho muitas historias pra contar, muitas fotos pra mostrar. Vai ficar pra uma mesa de bar na Vila Madalena, em Sampa; pra algum churrasco na minha casa em Uberlandia; ou alguma reuniao de familia em BH.

Beijos Bengalis para todos!
Fotos: 1) Leticia Bengali vestindo um sari no aniversario de 1 ano de Safwan; 2) Cortando um bolinho com minha familia bengali no meu aniversario de 21 aninhos; 3) Com Dr. Md. Yunus em seu escritorio.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Aeh Le que chik heim...
Antes de vc viajar te pedi pra dar um abraço no Yunus por mim. C lembra? Com certeza, na hora, vc nao lembrou ne... Nao tem problema! Fica pra proxima heim hehe bjo
Leo

8:21 AM  
Anonymous Anônimo said...

Leca
Acabei de ler seu blog e fiquei encantada.Como vc escreve bem e que poesia linda!
Como o Brasil foi bem representado por vc.Imagino que deve estar feliz com essa experiencia que será de muito valor em sua vida futura. Vou continuar rezando para que os Anjos da Guarda estejam sempre perto de vc, ajudando-a em alguma dificuldade.As saudades aumentam a cada dia. Esperamos com ansiedade a sua volta.
Com carinho, Vovó Marina e vovô Estevão

2:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

Fofinha,
Quantos presentes, quantas emoções: dos passinhos do neném ao encontro e comentários do Dr.Yunus!TIM TIM TIM!!Parabéns por ter merecido tudo isso!!Beijos cheios de saudades

11:07 AM  
Blogger Unknown said...

hi leticia lara,
tumi kemon acho?
ki koro?
tumi kothai?

Amar shonar bangla ami tomai valobashi....tomar ai website khub khub shundor...
eu te emo como melhor amigo...
sinto muito sua falta meu queri do melhor amigo...

hahahaha..i can speking portuguse language...

u r my best friend....
never forget me & our friends -talha,shawon & taniya.......
we miss u deeply...
do u miss me & us?....
take care
bye...
beijos

4:40 PM  

Postar um comentário

<< Home